quarta-feira, 6 de maio de 2009

Modernize a sua mentalidade


“Elegância não é acompanhar a última moda, mas estar sempre usando aquilo que lhe fica bem”. Sabe quem escreveu a frase ai? Clarice Lispector. Uma das maiores escritoras da Literatura Brasileira. É, ela também escrevia sobre moda. Aliás, não apenas sobre moda, como também comportamento, beleza e como ser uma mulher moderna. As dicas eram dadas nas páginas femininas de alguns dos principais jornais da época como Comício, Correio da Manhã e Diário da Noite (aposto que se Clarice fosse viva estaria também na blogosfera). O livro Correio Feminino, da Editora Rocco, traz uma série de textos escritos por Clarice durante a década de 60 e publicadas nos jornais.
Veja alguns dos conselhos de Clarice para a mulher daquele tempo. Eles continuam atuais, mesmo tendo sido escritos há 40 anos. Uma prova de que quando o assunto é moda o que vale mesmo, como bem disse a escritora, é modernizar, antes de qualquer coisa, a mentalidade.

O perigo, quando se fala em moda, é que moda termina parecendo lei. E para muitas mulheres é mesmo: “Não posso porque não está na moda”, ouve-se muito. Muitas não chegam a dizer, mas chegam a contrariar o próprio gosto, e mesmo o que lhes vai bem, contanto que façam da moda uma prisão. Ora, moda é tendência, tendência geral a ser adaptada por cada uma de nós, a ser usada com prazer, e não nos escravizar.

“Lembre-se: moda é moda, mas quem manda mesmo é você. E quem escolhe também: a cor da moda é roxo, mas ninguém está lhe dizendo que tom de roxo. Quem sabe o lilás, modalidade mais suave do roxo, vai melhor com seu tipo?“

“Nem sempre é preciso recorrer e comprar o que o figurino manda - ou então sentir-se humilhada por não poder comprar. Muitas vezes, a imaginação e um ‘jeitinho’ resolvem: com o que você tem em casa não poderá, por exemplo, achegar-se à moda, sem gastar mais do que lhe convém?

Barbarella no Blog da Feira


Fiquei imensamente feliz com as palavras do meu amigo Jânio Rego, do Blog da Feira. Jânio, você conhece Feira e agora espero que Feira conheça o estilo Barbarella de ser :)
(Jânio na foto com as jornalistas Madalena de Jesus, Lilia Campos e eu)

Saiu no Blog da Feira
Não vá se vestir sem ler Rose Leal

Rose Leal é ousada, além de elegante, bonita e fina em todos os sentidos. Agora é blogueira incomum: escreve sobre moda! Não simplesmente bicos e babados, mas inteligência, opinião e bom humor, delicadamente revelados até na escolha do nome do blog: Barbarella Moderna.